O Connect Hub é um espaço para a conexão entre pessoas, dividido entre as mesas de debate do Fórum de Economia Criativa para as Danças, as Trocas de Experiências e os Encontros Especiais.

Além das Mesas de Debate, o Fórum possibilita o acompanhamento e mentoria de projetos por profissionais de forma gratuita.

TEM UM PROJETO E QUER SE INSCREVER?

Os projetos inscritos passarão por uma seleção e o resultado será divulgado em nosso site no dia 04/07.

QUER ASSISTIR AOS ENCONTROS E PALESTRAS?

O ingresso para o Espaço Divercity dá acesso à toda a programação do Connect Hub.

FÓRUM DE ECONOMIA CRIATIVA PARA AS DANÇAS

O FÓRUM TEM O INTUITO DE DIFUNDIR O INTERCÂMBIO DE CONHECIMENTO, DESENVOLVIMENTO TÉCNICO E GERAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS, TRAZENDO PROFISSIONAIS RECONHECIDOS NO BRASIL PARA UMA INTERLOCUÇÃO EM DIVERSOS SETORES DE UMA FORMA DINÂMICA E DIVERTIDA.

Informações

LOCAL: Expo Unimed – Asa 1 | Área: Connect Hub
DATA: 8 e 9 de Julho
HORÁRIOS:
MESA 1 – Dança Educação | Dia 8 | 9h às 11h
MESA 2 – Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho | Dia 8 | 14h30 às 15h30
MESA 3 – Comunicarte | Dia 8 | 15h30 às 16h30
MESA 4 – Engenharia Cultural | Dia 9 | 15h às 16h

Mesa 1

Dança Educação

Encontro de professores de escolas municipais, estaduais, particulares e acadêmicos de dança para um debate sobre: “A importância das Experiências Artísticas na formação da Criança em um século tecnológico.” O tema remete a necessidade de saber e discutir quem é o profissional hoje que está a frente da dança/ arte dentro das escolas e quanto essa relação desencadeia diretamente nas ocupações ou desocupações dos teatros e espaços de arte pelos adolescentes futuros.

CONVIDADOS: Fernando Nascimento (PR), Eunice Oliveira (PR), Isabel Marques (SP), Fábio Brazil (SP)
MEDIADOR: Sandro Vieira (PR)
ANÁLISE CRÍTICA: Andrea Serio (PR)

Mesa 2

Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho

Produtores apresentando as histórias de seus eventos, suas falhas, suas soluções, suas batalhas, suas conquistas. A partir do compartilhamento das experiências de programas e projetos realizados, os convidados trazem aos participantes a reflexão sobre o papel destes espaços e da formação de público para estruturação da dança, discutindo sobre questões como “aonde a dança pode estar?” e “quem está assistindo o que produzimos?”.

CONVIDADOS: Tatiana Sanchis (SP), Carlos Eduardo Andrade/Prêmio Desterro (SC), Jorge Schneider/Mostra Paranaense de Dança (PR), Margit Kolling/Sul em Dança (RS)
MEDIADOR: Sandro Vieira (PR)
ANÁLISE CRÍTICA: Andrea Serio (PR)

Mesa 3

ComunicArte

Encontro de agências de comunicação e profissionais relacionados à dança debatendo as formas de comunicação que efetivamente contribuem na ampliação de novas plateias. O que é entregue/apresentado como arte e o que o público percebe/recebe desta informação. De que maneira esta troca de conhecimentos, científicos e empíricos podem contribuir em uma maior adesão e percepção de valor na cultura, pela sociedade/consumidora e setor coorporativo/investidor.

CONVIDADOS: Alex Cardoso/ Help Conceitual (PR), Thiago Biazetto/ Tif Comunicação (PR), Cristiane Wosniak/ UFPR (PR).
MEDIADOR: Sandro Vieira (PR)
ANÁLISE CRÍTICA: Andrea Serio (PR)

Mesa 4

Engenharia Cultural

Encontro entre profissionais que atuam como produtores, diretores de instituições e associações da área da dança e tecnologia, trazendo aos participantes relatos sobre a cadeia produtiva da dança e um diagnóstico geral sobre a situação atual desta arte nos seus Estados de origem. Através do testemunho de suas ações e projetos, os convidados traçarão um panorama geral sobre a dança, mostrando as realidades dos mercados em suas diferentes localidades articulando com diferentes esferas da Economia Criativa.

CONVIDADOS: Margit Kolling (RS), Ana Beatriz M. Mattar (SC), Jorge Schneider (PR)
MEDIADOR: Sandro Vieira (PR)
ANÁLISE CRÍTICA: Andrea Serio (PR)

TROCAS DE EXPERIÊNCIAS

RELATOS DE PROFISSIONAIS RECONHECIDOS NO BRASIL SOBRE SUAS HISTÓRIAS.

Sexta, 7 de Julho

13h30 às 14h

Tema: Um relato sobre a experiência “Criança que Dança no Haiti”

Convidados: Patrícia Machado e Raphael Fernandes

O projeto Criança que Dança, idealizado por Patrícia Machado e Octávio Nassur, surge da vontade em promover experiências artísticas com crianças em situação de risco e vulnerabilidade social. Em abril de 2017 o projeto levou performances, oficinas de dança e demais atividades criativas para 120 jovens e crianças de três orfanatos na cidade de Porto Principe, Haiti.

Durante o encontro no Connect Hub, Patrícia Machado e Raphael Fernandes, artistas que estiveram nessa missão, compartilharão o que aprenderam, observaram e sentiram ao longo das aventuras e andanças da viagem. Um bate papo sobre os sentidos e porquês de projetos como esses, que provam como uma boa ideia, com a ajuda do coletivo, podem mudar a  expectativa de pessoas ao nosso redor e contribuir para uma vida mais feliz para todos.

16h30 às 17h

Tema: Bastidores da São Paulo Companhia de Dança

Convidada: Inês Bogéa

Inês Bogéa é diretora da São Paulo Companhia de Dança. Doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora e professora no curso de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP). De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007. É autora dos livros infantis: O livro da dança; Contos do balé e Outros Contos do balé. Organizadora dos livros Oito ou Nove Ensaios sobre o Grupo Corpo; Passado-Futuro – Textos e fotos sobre a São Paulo Companhia de dança, entre outros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança, entre eles Renée Gumiel, A Vida na Pele (2005), Maria Duschenes – o espaço do movimento (2006), e da série Figuras da Dança da SPCD.

Sábado, 8 de Julho

11h às 11h30

Tema: A importância do Rock’n Roll para crianças

Convidado: Zé Rodrigo

Zé Rodrigo conta com mais de 1300 shows em mais de 150 cidades brasileiras como vocalista da Soulution Orchestra, considerada a maior banda do Brasil em seu estilo. Participações em programas como Domingão do Faustão, Programa do Jô, Adriane Galisteu, Amaury Júnior, Momento Jazz (Multishow especial), entre outros, além de fazer parte do casting de festivais internacionais que acontecem no País, como “Búzios Visa Jazz & Blues”, “Festival de Rio das Ostras”, “Campos do Jordão”, “Riviera de São Lourenço” (Espaço Veja São Paulo) Miller time and blues festival e Heineken Blues. Em 2004 teve seu maior momento abrindo a turnê brasileira do rei do blues B.B. King.

13h30 às 14h

Tema: A paixão que move você, move o mundo

Convidada: Fernanda Pauliv

Fernanda Pauliv é especialista nas Artes da Paixão. Sucesso de público e crítica como palestrante em todo Brasil desde 2004, é autora do livro “Drops de Pimenta” e apresentadora do quadro “D.R. na TV”, da Transamérica Curitiba.
Seu conteúdo, rico em informações, atrai mulheres de várias idades e em diferentes níveis de relacionamento.

No Connect Hub, Fernanda contará sua experiência de palestrante e como uma vida sexual ativa e saudável melhora o cotidiano e a vida prática das pessoas.
Tudo com muito bom-humor, carisma e identificação. Afinal, ela consegue manter o ambiente leve, mesmo quando a temática aborda os assuntos mais íntimos.

16h30 às 17h

Tema: Identificar oportunidades e empreender na dança

Convidada: Tati Sanchis

Coreógrafa, professora e bailarina profissional, tem uma carreira internacional de mais de 15 anos e muito destaque em nosso país devido às constantes participações em festivais de dança e programas de televisão como coreógrafa e jurada. Com forte nome na área das danças urbanas, é considerada uma das responsáveis pelo desenvolvimento do street dance no brasil. Por ter seu trabalho em jazz dance também muito respeitado e estar constantemente praticando e estudando house dance e waacking, é uma professora e coreógrafa versátil, capaz de atender às mais variadas propostas. Tati Sanchis está a frente de diversos projetos de criação, é gestora e diretora das 3 unidades de sua escola, dá aulas todos os dias e ainda dedica algumas horas diárias para a prática e estudo de jazz, ballet, house dance, waacking e dança contemporânea.

Domingo, 9 de Julho

11h às 11h30

Tema: Políticas Públicas Culturais

Convidado: Fabiano Carneiro

Coordenador de Dança da Funarte (Ministério da Cultura), acumula a experiência de 23 anos dedicados à cultura no setor público. Possui formação em Administração de Empresas, especialização em Administração Esportiva e atualmente está cursando Gestão e Políticas Culturais, curso de especialização promovido pelo Itaú Cultural e Universidade de Girona (Espanha).

Durante seus oito anos de trabalho na Coordenação de Dança da Funarte, Fabiano vem atuando diretamente no desenvolvimento e na implementação dos principais projetos da instituição nas áreas de capacitação, circulação, intercâmbio e fomento. Além disso, atua como integrante na comissão de seleção de projetos em vários estados brasileiros e como curador e programador de teatros, festivais e mostras de dança em diferentes regiões do Brasil.

Em 2014, foi convidado a participar do programa Focus Danse na Bienal Internacional de Dança de Lyon, França. Neste mesmo ano também foi responsável pelo Plano Estratégico das Ações do Governo Brasileiro para a Copa do Mundo da FIFA.

No âmbito acadêmico atuou como tutor junto à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais. Atualmente, além de Coordenador de Dança, é Membro da Comissão de Seleção do Edital de Intercâmbio do Ministério da Cultura.

ENCONTROS ESPECIAIS

Sexta, 7 de Julho | 14h às 16h

Clube da Alice: Encontro de Empreendedoras

Comunicação em Rede Social

Domingo, 9 de Julho | 9h às 11h

Escola Brasileira de Ciências Holísticas | As expressões artísticas da felicidade

Através de palestras e vivências com conteúdo e arte iremos abordar temas que permeiam a felicidade como caminho para o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

9h às 10h | MARGARETH SOUZA: Jornada Xamânica, encontrando seu animal de poder
10h às 11h | MICHELLE TAMINATO: Ikigai Flow – O propósito de vida com as artes dos tambores de Okinawa (com participação dos tambores: Taikô de Okinawa)
11h às 11h30 | SEBASTIAN BONHOMME: Do propósito ao impacto

TEM UM PROJETO E QUER SE INSCREVER?

Os projetos inscritos passarão por uma seleção e o resultado será divulgado em nosso site no dia 04/07.

QUER ASSISTIR AOS ENCONTROS E PALESTRAS?

O ingresso para o Espaço Divercity dá acesso à toda a programação do Connect Hub.